Friday, September 23, 2011

Alienado

Cientistas descobriram que a velocidade da luz no vácuo, seria menor que a velocidade de outra coisa, colocando a teoria da relatividade no lixo e Einstein no limbo. A NASA sabe que pedaços de um antigo satélite cairão em algum lugar do planeta, só não tem ideia de quando ou onde. As duas conversas ouvi hoje pela manha, enquanto pegava meu café. As pessoas que lêem jornais em voz alta me irritam profundamente, falam com entusiasmo coisas que poderiam ser verdades ou não.

Tuesday, September 20, 2011

Garota de Londres

Vinicius de Moraes e Winston Churchill teriam pelo menos duas afinidades. Adoravam Whisky, e uma intimidade com as palavras de dar inveja a qualquer um. Talvez se eles tivessem tido a oportunidade de dividir algumas garrafas em alguma mesa, antes de uma provável briga, o brasileiro tentaria abrir os olhos do inglês sobre como funcionariam as paixões. Nancy Astor foi a primeira mulher a ter uma cadeira no Parlamento. Como não sabia das regras, sentava onde queria, sempre perto de Churchill, mais precisamente atrás. Ela interrompia todos os discursos dele, seguidamente e sempre, e as vezes pingos de saliva da Lady paravam nos ombros ou no pescoço do primeiro-ministro. O ódio era evidente. Foi dela que saiu o tão famoso: Churchill, se eu fosse tua esposa colocaria veneno no teu chá. Ele: e se eu fosse teu marido, eu beberia . Existem entrevistas gravadas com ela, e a que mais me chamou a atenção foi uma que ela conta intimidades do falso ódio. Disse ela com o sotaque inglês dos ingleses muito ricos: Depois de dois anos de afastamento nos encontramos, perguntei: Winston, porque tu não falavas comigo? Ele: se eu encontrasse uma mulher na minha banheira nas casas do parlamento eu teria apenas uma esponja para me proteger. Ela: tu não achas que o teu estado físico não seria suficiente para te proteger? A guria não respeitava ou tinha medo dele, coisa que ele não deveria estar acostumado. Nancy Astor, pelo que ouvi dos seu relatos, não deveria ser uma pessoa fácil, e o desafio de tentar uma relação com uma mulher inteligente, acovardou o menino preconceituoso. Vinicius teria uns conselhos pra dar pra ele, até imagino uns.

Friday, September 16, 2011

Coisas minhas

A primeira página do jornalão ontem, the Guardian, me acariciou. Se é verdade, ou se alguém pagou a matéria seria coisa para ser julgada depois, gostei muito de ler a cuja. Estava lá escrito algo como: O governo britânico incentiva os fumantes sem condições de largar o fedorento vício, que procurem os alternativos cigarros elétricos. Faz cinco meses que uso os e-cigarretes, depois de 35 anos de muitos cigarros de verdade. Meu olfato foi recuperado, não tenho mais a tosse que tinha, acho que fiz a melhor opção. Os cigarros elétricos são coisas simples: uma bateria recarregável, resistência elétrica acoplada, e um lugar para ser colocado um líquido que gerará vapor. Em vez de fumaça, água nicotizada para os viciados na droga, como eu. Austrália, Brasil e Canadá proibiram os cigarros elétricos, porque eles ainda não tem certeza dos efeitos cancerígenos dos componentes químicos dos cigarros elétricos. Os cigarros convencionais, são liberados, porque eles já sabem que causam cancer e mau cheiro nos usuários, faz sentido para as carteiras de alguns, aposto.

Monday, September 12, 2011

Mentiras

Li agora, num site brasileiro de circulação internacional, que os pubs ingleses estão fechando meio seguido, decretando falência dos donos e o desespero dos trabalhadores desempregados. O jornal Daily Telegraph informa que a associação dos bebedores de cerveja em Pubs (BBPA) culpa as grandes redes de super mercados pela preferência dos ingleses de comprarem suas cervejas nas redes por serem produtos isca. Isso não é verdade, pura mentira! Os botequinhos das esquinas vendem cervejas mais baratas ainda que nas grandes redes supermercadistas, agora culpadas pela grande burrice de uns e outros. O que faria uma pessoa pagar 4 vezes mais por uma cerveja num lugar onde: Se der uma fome apenas teria saquinhos de amendoim para minimizar a coisa, quem fuma tem que ir para a rua, carpete floreado e fedorento mesmo com a proibição do fumo, e no banheiro tem um gaiato te oferecendo um creminho para as mãos para ganhar uma gorjeta. Os pubs viraram lugares chatos, muito chatos de se ir, por isso estão fechando. Tentaram diminuir umas mortes por futuros e incertos canceres, em troca, estão matando uns de ataques cardíacos, e outros de fome, ansiedade ou depressão. Onde andaria o saudoso bom senso.

Sunday, September 04, 2011

Londrinidades

Para eu entender como as vezes me flagro com pensamentos e reações imaturas, faço uma analogia bem simples: Cheguei em Londres analfabeto, pensando que meu vasto vocabulário pudesse ser entendido, e meus ouvidos fossem equipados com um ótimo tradutor on-line pra entender o que gente que não abre a boca pra falar murmura; consideraria que cheguei com uns 7 anos de idade. Depois, uns aniversários aconteceram e que em cada um, pude ler umas frases aqui, ouvir gírias ali, e só então consegui ler os jornais e entender uns textos de alguns grandes jornalistas nativos. Estaria eu agora com 15 anos de idade, achando que meus pais (o país Brasil) poderiam ter uma vida melhor, me tratar com mais respeito e que o mundo sempre esteve errado, o futuro seria bem melhor com gente jovem no poder, os velhos são uns chatos, sempre foram e sempre serão. ( nessa fase da vida não se considera que o jovem de hoje será o xarope de amanha, well..). Hoje posso ler jornais, nos contudos, tenho vergonha que me vejam lendo. Minha adolescência inglesa é muito parecida com a que tive de verdade. Hoje, olho alguém lendo algum jornal e sinto pena da criatura, como se ela estivesse achando muito interessantes as histórias do Batman, Monica ou as do Recruta Zero. Na minha nova adolescência me sinto perdido como na de verdade. Preciso reencontrar os escritores que me fizeram acreditar nas palavras, e também procurar outros novos.
Meus pais (o Brasil), não estão sendo muito generosos com meus irmãos. A mesada, de um trabalho bastante duro, está muito curta. Uns tios, pra variar, tem roubado minha família e complicado a vida dos meus manos, nada diferente das outras famílias pelo mundo. A diferença é que os tios ladrões das outras famílias, as vezes, sao presos ou até mesmo cometem viuvez. Na família brazuca, depois do roubo descoberto, ficamos todos com pena dos erros, e ajudamos eles a se reencontrarem com a dignidade, ninguém pode ver um tio chafurdando na lama, poderíamos?
Eu estava feliz da vida, descobriram corrupções na "Scotland Yard", grampos em telefones nas casas de uns membrões do parlamento feitos pela "grande imprensa", arrastões criminosos por toda a Londres feitas por ingleses arrogantinhos, um barraco! Não se lê mais nada sobre os assuntos nos jornais, tudo resolvido e dominado, ta ligado? Na semana, o metido a sério jornal Guardian resolveu ressuscitar uma matéria de página sobre drogas e favelas no Rio de Janeiro, eles não tem vergonha e são muito caras de pau. Os velhos são chatos e mal intencionados pra caramba.