Wednesday, September 26, 2012

Amigo Mim

Alguém um dia, ou outro em algum, filosofou que as pessoas nascem com características que se modificam muito pouco com o passar dos anos. Obviamente o meio que ela vive influenciaria e muito na personalidade e caráter da criatura, mas isso já seria coisa junguiana ou das pessoas da Terapia ocupacional. Como não tenho embasamento cientifico para defender ou derrubar qualquer teoria usarei como única amostra para uma pesquisa sem grandes responsabilidades, um cara que conheci chamado Mim.

Mim nasceu mudo, analfabeto e meio carequinha. Quando ele se deu conta que só ele poderia mudar a vergonha que ele sentia, mesmo no colo da mãe, tentava ler as frases dos anúncios pelas ruas. Tentava e tentava. Mim tinha apenas um grande medo que era o de nunca aprender a amarrar os seus sapatinhos, aquela coisa de dar um laço nos cadarços era uma coisa do além e Mim achava que nunca aprenderia. Depois de vários fracassos, Mim conseguiu amarrar os sapatos, ler, falar e dirigir. Mim roubava o carro da mãe ou do pai para dar umas voltas, mais tarde comprou os dele. Mim teve uma moto também, coisa que deu para o Mim uma espécie de prazer por sentir o vento mexendo com as suas mechas deixando para trás aquela condição vergonhosa de ser analfabeto e meio careca.

Mim ficou mais velho e mudou de país. Já estava completamente careca e virou analfabeto de novo, os sapatos ele ainda sabia amarrar, mas tudo o que ele havia aprendido na vida inteira  foi como se jogassem num lixo qualquer. Mim começou a ler tudo o que via pela frente, se uma vez tinha dado certo teria que dar de novo. Pelo que sei, Mim fez tudo o que pode e conseguiu não sentir a mesma vergonha que tinha quando ainda era um bebê desdentado. Ele hoje consegue falar, ler, escrever e tem um carro. A direção do carro dele fica no lado direito, as mudanças são feitas com a mão esquerda e ele sempre tem que andar na contra mão. Quando um carro da polícia passa por perto, Mim acha que esta fazendo alguma coisa errada, como se ainda não tivesse habilitação e tivesse roubado o carro do pai. Gosto muito do meu amigo Mim. 

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Entendi o Mim,acho que todos nascemos mais ou menos assim. Para Você sucesso, sempre.

11:22 AM  

Post a Comment

<< Home