Thursday, March 24, 2011

Dignidade

Os cachorros que não se comportam nesta cidade, vão pra cadeia, não adianta nem latir. As viaturas(camburões) são modernas, conforto pro delinquente deitar, ar condicionado, no caso do crime ter sido cometido num raro dia quente, e outras conveniências. Os crimes mais comuns seriam, xixi e cocô pelas ruas sem um dono estar por perto. Mesma marca de ração por anos, dependendo da pena. Na verdade, as viaturas com ar condicionado e jacuzzi são para o transporte dos farejadores da polícia. Os caninos fora da lei, meliantes, tem viaturas parecidas. Uns trabalham e outros não, a "vidinha de cão" seria quase igual.

Telefone sem fio

"Não me importo de ser tradutor, leio a coisa que o autor escreveu, e reescrevo como percebi. Coloco minhas ideias na história, como se o livro fosse meu". Borges, teria respondido assim, quando perguntado sobre a "perda de tempo" em traduzir livros, num filme sobre a vida dele. Assisti o filme, faz anos, em espanhol, com legendas em inglês. Talvez ele não tenha dito nada disso, eu entendi assim, e a frase entre aspas seria meio minha. Devo ao Sir Jorge, minha descrença total pelos livros traduzidos. Dos milenares, tenho até medo.

Sunday, March 20, 2011

Surrealismo bancário

Quem sou, onde nasci, pra ter coragem de ser irônico com as leis e costumes dos europeus. Passei dias e dias quieto, tentando fugir da responsabilidade e de muita vergonha, por ser conterrâneo de um portoalecretino.

Duas ilhas

Eu deveria estar no bar do colégio tomando uma Grapette ou Mountain Dew, e "perdi" a aula. Nunca vai fazer diferença pra vida de ninguém, porém um dia pode ser pergunta de palavras cruzadas, então: Great Britain (Grã-Bretanha) é o nome da ilha que abriga três países, Escócia, Inglaterra, e o país de Gales(Wales). Reino Unido (Unided Kingdom) é formada pela ilha britânica mais a Irlanda do Norte. A Irlanda do Sul ficou independente em 1922, depois voltou a parceria com o Reino Unido, porque entrou na confusa comunidade europeia. A única coisa importante de saber dessa encrenca toda, é que ninguém vai com a cara de ninguém nas duas ilhas, mas eles precisam conversar uns com os outros volta e meia.

Saturday, March 19, 2011

Queda do impélio amelicano

Tinha algo diferente no ar. A lua poderia ser vista 13,1418% maior e eu pude ve-la, o céu de Londres não estava nublado, um azul chumbo bem bonito. O presidente dos USA esteve no Brasil todo sorridente, flertando com o óleo da Dilma, e a Michelle levando a coisa na boa. Uma nova intervenção militar para fins de "proteger a população civil" aconteceu na Líbia. Os USA entrando na coisa do petróleo barato, os british, obviamente foram junto. Todos os dias, leio matérias nos jornais de meninos ingleses mortos em combates no Afeganistão, com honrarias insuficientes. Serão mais frequentes agora. Acho que tudo é culpa da Michelle, ela que de uma dura no marido dela, e que ele se preocupe mais com a moeda do país dele. A China agradece bastante as atuais guerras, tá ficando cada vez mais "lica e folte".

Best seller

Ainda está a venda, nas "melhores casas do ramo" o livro mais importante que já tive conhecimento: o Dinner Party Book. O livro vem com capa de couro, possibilidade de ser adicionado o nome do proprietário/a com letras douradas ou prateadas na coisa, e papel de excelente qualidade. Não tem nada escrito nele, apenas espaços criativamente colocados para que depois de um jantar, a anfitriã/ão possa escrever os pratos servidos, vinhos, sobremesas, licores enfim, pra depois não cair na "desgraça" de repetir a dose. A parte mais poética é o capítulo dos convidados, onde tem pontilhados pra descrever o que cada um estava vestindo, e inclusive as jóias que as peruas estavam usando, pra poder dar uma controlada na situação financeira do casal, só pode ser por isso. As vezes, penso que virei mentiroso, se alguém concorda com a minha dúvida, que coloque o nome do livro em qualquer site de buscas.

Friday, March 18, 2011

Me incomoda

Tenho serias dúvidas se a monarquia britânica, não seria mais democrática do que a democracia brasileira. A monarquia britânica, não obriga jovens de 18 anos a "brincar de guerrinhas", porque os British volta e meia estão numa, e precisam de gente que tenha vocação pra coisa. A monarquia, não exige espaços nas rádios privadas diariamente, para que o povo saiba o que o deputado de Cacimbinhas disse, ou deixou de dizer. Sempre ouvi a Hora do Brasil, porque me sentia no meio do mato, uma fantasia bacaninha minha. Horário politico gratuito, nunca entendi, e sempre pensei ser invasão da privacidade das pessoas. Nunca interromperam um jogo da seleção brasileira pra um horário politico gratuito, mas as novelas, filmes, programas importantes pras pessoas no momento delas sim, sem pena, ditatorialmente. As campanhas eleitorais na democracia são sujas. Sujam todos os postes com maqueadas carinhas alegres, outdoors(dependendo da empresa patrocinadora) com o candidato abraçando um pobre, beijando uma criança. "Santinhos" voando, como se papel tivesse o karma de ser lixo. Um dia, talvez, meu pais viverá uma democracia, espero que não demore, já passou da hora.

Saturday, March 12, 2011

Déjà vu

Moro numa ruazinha, perto de uma avenida movimentada, cheia de lojinhas e lancherias. Quase sempre, uma fecha pra que outra parecida abra. Seguidamente, olho com tristeza as inaugurações. Meses depois, toda a empolgação, sacrifícios, e muitos sonhos poderão ser colocados no lixo inorgânico.

Como nos velhos tempos

Hoje, na minha vez de passar pelo caixa do supermercado, vi que a pessoa atrás de mim, tinha apenas um treco numa mão. Perguntei se era só aquilo pra pagar, e a mulher disse que sim. Sem pensar disse: podes passar na minha frente. A inglesa ficou me olhando como se eu fosse um ser de outro planeta, e me agradeceu muito. Pra satisfazer a suposta dúvida dela se eu seria um terráqueo, e também pra não passar por idiota, balançando a cabeça retruquei: eu sou estrangeiro. Quem ouviu o dialogo, riu muito da minha explicação, uns acho que de vergonha, nunca sequer imaginaram fazer algo parecido.