Thursday, September 30, 2010

Trigonometria

As ruas de Londres, com o passar dos séculos, foram se modificando, muito mais do que os apreciadores da história gostariam, e bem menos do que o atual mundo motorizado precisa. Os estreitos caminhos de ligação entre um vilarejo e outro, eram utilizados apenas por cavaleiros, pedestres ou, lá pelas tantas, carruagens. Alargaram as ruas o que puderam, como nunca seria o suficiente, pensaram, pensaram e investiram em transporte coletivo. Ideia pouco criativa, simples, eficiente, e com o falso glamour de ser genial.

Sunday, September 26, 2010

Seu Boris

O prefeito de Londres, Boris Johnson, dificilmente usa carro oficial e, dá mau exemplo indo de bicicleta para o trabalho, sem capacete e com o telefone numa das mãos, que feio. A gravata, se precisar, está dentro da mochila que normalmente carrega. A cidade que ele administra, dá segurança para os pedestres, transporte coletivo decente e regras que reduzem, e muito, os problemas de trânsito. Estive, faz pouco, numa cidade que precisa que o seu Boris, empreste uma bicicleta ao síndico.

Custa nada

Quando elogiadas, as pessoas mudam de fisionomia, ficam felizes, até surpreendidas. Perdi meu telefone em pleno Galeão, pertinho de alguma famosa favela carioca, e me devolveram. Meu telefone tinha nada de especial, apenas aquele cartãozinho que se coloca por baixo da bateria, era importante pra mim. Por acaso, me disseram que existia um departamento de achados e perdidos no aeroporto, tinha nada pra fazer, tava esperando meu vôo de volta às Londrices e fui. Disse: Perdi um telefone preto e inglês, estaria aqui? o homem respondeu: Acho que sim, e tava dentro de uma caixinha de papelão. Tive que assinar apenas um formulário e me devolveram. Então, perguntei quem o havia encontrado. Tinha sido um segurança da Infraero. Procurei e encontrei o homem, dei um abraco apertado naquele cara fortão e agradeci bastante. Ele, meio sem jeito, tímido e sorrindo, pareceu uma criança feliz, recompensado pela honestidade, que deve dar mais trabalho, mas enorme orgulho pra ele.

Friday, September 24, 2010

Viagem

Das muitas coisas que o meu melhor amigo fez na vida, a que mais o orgulhava, foi ter sido escoteiro. Nunca entendi o sentimento, e menos ainda o que ser um escoteiro significa. Ficamos "amigos apertados", pela capacidade de rirmos juntos das nossas ingenuidades e fraquezas, não sei. O escoteiro recebeu gratuitamente uma passagem para algum lugar, e disciplinado como sempre foi, usou. Quando fiquei sabendo da viagem inesperada, corri o que pude pra avisar que desta vez ele não deveria seguir as regras que o mundo dita, não consegui ouvir mais nada dele, apenas receber um adeus pelo movimento das mãos. Ele ja havia feito o check in e estava numa área proibida pra quem não iria viajar. Na tal estação, encontrei montanhas de pessoas que conheciam o grande escoteiro. Uma delas acabou com o restinho de mim, ela disse : Eu não vou te dizer meus sentimentos ou coisas do gênero, apenas, meus parabéns, pelo pai que tiveste.