Sunday, April 15, 2012

Um túnel de algum tempo

As vezes fico calado tentando pensar umas coisas que nunca aconteceram. Tenho uma fisionomia única para visitar museus e coisas antigas, minha cara não muda muito e dialogar comigo fica meio bastante difícil. O túnel de pedestres para atravessar o Tâmisa, concluído em 1902, foi um caso desses. Construíram a coisa para que as pessoas que moravam no sul de Londres pudessem chegar para trabalhar sempre no horário previsto, muitas docas eram no norte. Na época, as mercadorias eram transportadas por barcos e Greenwich era um local de vital importância para o comércio londrino. Greenwich continua um lugar importante para o mundo, não tenho a mínima ideia do porquê. Atravessando o túnel, fiquei meio deslumbrado com o desgaste do piso, um cheiro de mofo mofado e lá pelas tantas a coisa fica diferente. Placas de ferro com parafusos enormes por uns metros. Porquê? Claro que foi uma bomba nazista que acertou o inocente e velhinho túnel. Nada nunca muda, nem mesmo a desgastada e chata "História da raça humana". (Henry Thomas deu esse nome para um maravilhoso livro que escreveu).

Saturday, April 14, 2012

Terapia urgente

Tenho alguma esperança de que já tenham inventado algum medicamento contra a rabugice que não seja o óbvio de ter que nascer de novo. Hoje fui ao cinema, no cinema está gramaticamente incorreto, entendeu ou quer que eu desenhe? Fui todo feliz assistir a um ótimo filme com uma pessoa completamente importante para mim. Escolhemos o cinema das estreias hollywoodianas para lançamentos na Europa. Caro para caramba! tudo muito bom, e o povinho? Com lugares numerados fomos agraciados com um cabeçao, o cabeçao estava na minha frente. Não bastando, o fucking cabeçao colocou um enorme casaco no espaldar de sua cadeira, o que significou encostar nas minhas pernas. Nunca vi isso em nenhum teatro, cinema ou show. Minha parceira de filme me disse: Pai respira fundo e deixa de ser rabugento. Contei até dez umas cinco vezes para saber de onde viria a criatura egocentrada. Meu rabugismo foi criado pela minha avançada idade, ou pela cidade que amamenta criaturas sem nenhuma educação ou que receberam alguma num privado iglu.

Thursday, April 12, 2012

Dos diferentes

Quando me sinto desambientado na Europa, penso que deve haver alguma coisa errada nisso. Numa páscoa, fui convidado para um barbecue (churras). Fiquei todo entusiasmado com a futura próxima festança. Pensei em manufaturar "pão à rogeriana" e carregar ingredientes para umas inspiradoras caipirinhas, mas achei mais prudente apenas levar uma garrafa de um bom tinto. Fui recebido com muita alegria pela anfitriôa e pelos convidados que lá estavam. Como velho menino gaúcho, sabia que meu lugar seria ao lado do anfitrião na frente da churrasqueira, ajudando-o na árdua tarefa de olhar o fogo e lembrar de alguma gracinha criativa. Não consegui identificar o que havia em cima das grelhas e mesmo com receio perguntei o que era. Meu "colega" disse orgulhoso: são coelhos pelas metades o que dá um sabor sensacional. Me arrependi de não ter levado os meus pães, almocei umas cenouras e afoguei minhas culpas na tal garrafa de vinho.

Saturday, April 07, 2012

Minha princesa

Cada um mostra seus sentimentos da maneira que pode ou consegue. Minha filha está em Londres faz uma semana, levei o bichinho em muitos lugares que conheço, mostrei coisas que já muito vi e comentei sobre umas coisas que já sabia. A menina me deu uns "bailes" bacanas. Não preciso mais recorrer ao dicionário de inglês quando me aperto, a guria sabe a tradução das palavras esquecidas, ou nunca sabidas e não me sinto diminuído, apenas muito orgulhoso. Hoje ela me disse um presente lindo: Pai, se eu já sentia orgulho de ti, hoje vendo de verdade as coisas que escrevias sobre como foi o começo da tua vida londrina, sinto ainda mais. Lindo isso, linda ela.