Monday, May 31, 2010

Pneu furado

A única coisa que acho interessante na London Eye é que foi montada sobre o Tâmisa e depois erguer, um difícil trabalho de engenharia. Foi pensada como um marco para a virada do milênio e ser mais uma atração turística. Ainda existe, porque foi assumida por uma empresa muito forte no negócio de turismo, caso contrário já teria sido desmontada. Deixou de ser a maior roda gigante do mundo faz tempo, mas continuará sendo a maior roda de bicicleta colocada no lugar equivocado para todo o sempre.

Sunday, May 30, 2010

Mágica

Uma entrada estreita e escondida nos leva até o espaço deixado entre alguns casarões de Seven Dials. O charme que o Neal's Yard tem, talvez venha das cores fortes misturadas com o natural verde de algumas plantas e da sensação tropical que o lugar transmite. Restaurantes, cafés aproveitam a magia das cores e sentar numa daquelas mesas me transporta para o outro lado do oceano.

Saturday, May 29, 2010

Sete ruas e uma bússola

Thomas Neale colocou uma rua a mais do projeto de 1690 para aumentar o número de casas nobres a construir. O monumento central, com um relógio solar de seis faces, é a maior prova disto. Seven Dials, são sete ruas estreitas que se encontram e foi durante uns duzentos anos uma área nada segura do centro da cidade. Aos poucos, foi se transformando no que Neale queria e hoje é um pedaço de Londres que precisa ser visitado e aproveitado.



Loucura

O "War and peace show" acontece todos os anos, é uma feira, circo, não sei como rotular. Muita gente espera com ansiedade a oportunidade de andar com armas ou usar o uniforme de um oficial alemão, piloto da RAF ou de outro militar da II guerra mundial. Jurava que o trauma pela guerra fosse maior e geral. Vendem de tudo, armas originais e de qualquer calibre(lacradas), capacetes, fardas, medalhas, granadas, tanques, caminhões e se deixar até aviões. Fazem uma representação de uma das batalhas da Normandia com tanques, tiros e bombas, acho que o nome show vem disto. Senti até prazer quando vi um "Spitfire" fazer um vôo de demonstração das habilidades que o tão importante avião teve naqueles difíceis anos, levei um susto ao ver uma tropa nazista armada até os dentes marchando e um medão quando um "oficial da SS", prontinho pra qualquer filme, ordenar a pessoa que estava perto de mim, jamais irritar um coronel da Gestapo. Respeito pelas vidas sacrificadas, não existe no evento.

Wednesday, May 26, 2010

Tem quem goste

Depois de oito meses de inverno, chegou a primavera. Dois dias de calor bastaram pra minha mosca de estimação fazer uma visita e a metade das pessoas que conheço estarem resfriadas. O frio voltou de novo. Espero que o verão deste ano caia num final de semana.

Gasômetro londrino

A Battersea foi desativada em 1975, usava carvão para gerar eletricidade e a fumaceira resultante contrubuia e muito para o falso "fog londrino". Me encanta ver as quatro gigantescas chaminés apoiadas no maior prédio já construído somente com tijolos de toda a Europa. Talvez seja melhor lembrada no álbum Animals do Pink Floyd ou ainda pelo fato do enorme porco inflável, amarrado numa das chaminés para as fotos, tenha fugido na direção de Heathrow e apavorado os pilotos dos aviões que precisavam aterrissar naquele aeroporto. Helicópteros da polícia, conseguiram depois apanhar o balão construído pela Zeppelin Airship company. A fuga do porco foi planejada, dizem.

Sunday, May 23, 2010

Queriam desmontar

O Millenium Dome, já teve vários apelidos pejorativos, hoje é motivo de orgulho pra todos. As doze colunas, representando os meses do ano, sustentam a "loninha" com 365 metros de diâmetro. Foi pensado e construído por conta das comemorações da virada do milênio, colocaram a coisa no arrabalde Greenwich, por motivos óbvios. Foi inaugurado em 31 de dezembro de 1999 e abrigou várias exposições de arte por todo o ano 2000. Custou uma fortuna e mesmo assim deixaram o barracão fechado por anos, até que em 2007 a O2, empresa de telefonia, assumiu a bronca e promove shows musicais. Hoje, o "artista" que ainda não pode fazer um show no Elefante Branco, tá com o ego ferido.

Saturday, May 22, 2010

Cleopatra's Needle

Agulha da Cleópatra foi um presente dado ao Reino Unido em 1819 pelos egípcios por conta das vit
ó
rias de Nelson sobre Napoleão. O nome tem nada a ver com agulha e menos ainda com Cleópatra, ela viveu uns mil anos depois do nascimento do obelisco. Felizmente, o idoso granitão ficou parcialmente enterrado por uns 20 séculos e então os hier
ó
glifos, contando as aventuras militares de Ramsés ll, ainda são claramente decifráveis. Bonito e inteligente foi a ideia de colocar dentro do pedestal uma cápsula metálica contendo informações sobre a London de 1878 e assim facilitar a vida dos futuros arqueólogos.


Saturday, May 15, 2010

Sempre foi assim,então...

Pagar para ver televisão pode parecer surreal, mas aqui não é. A BBC1, BBC2 e algumas rádios ainda são sustentadas pela "TV License", uma taxa anual cobrada de quem tem aparelho de televisão. Custa £145.50 cores ou £49.00 se P&B(ainda existem?). O melhor de tudo foi saber que cegos tem direito a um desconto, pagam meia. Eu tô
ficando louco?


Sunday, May 09, 2010

Monarquia democrática

Quinta-feira passada os British que quiseram foram até as urnas. Sim, num dia útil, porque desde 1935 inventaram que quinta-feira é um bom dia pra fazer eleições. Este ano teve uma "novidade", debates na televisão! Depois da contagem manual dos votos, chegaram a lugar nenhum. Nenhum dos três maiores partidos conseguiu as 326 cadeiras necessárias no parlamento para poder montar um governo. Agora estão negociando quem vai se juntar com quem, eu já vi este filme...O melhor de tudo é que depois de toda esta trabalheira se a Rainha não gostar da cara do Primeiro Ministro negociado, ela diz que não e acabou. Afinal, quem manda nesta engenhoca.

Saturday, May 08, 2010

Vizinho

A primeira música de uma banda britânica a alcançar o lugar de cima das paradas de sucesso daqui e também nas Américas foi gravada pertinho da minha casa. Em1962, Joe Meek compôs e produziu "Telstar", um instrumental de clima espacial por ter como referência o satélite de comunicações de mesmo nome, lançado 5 semanas antes. Meek era um inglês doido e "vanguardão". Produzia sons eletrônicos mesmo sem os futuros sintetizadores, usava microfones e talento. A introdução de Telstar, por exemplo, foi o som da descarga de um vaso sanitário gravado e reproduzido várias vezes ao contrário, com rotações alteradas nos gravadores de rolo. Nada era digital, sorte do Joe...