Monday, April 11, 2011

Erva comunista

Um amigo polonês me convidou pra passar um final de semana na Polônia. Achei legal a ideia e bem feliz topei na hora. Nunca tinha passado pela minha cabeça poder conhecer a polacoland. Depois de um voo tranquilo, chegamos no aeroporto de Bydgoszcz. A namorada, irmão e cunhada nos esperavam no aeroporto, que apesar do meu riquíssimo vocabulário de 23 palavras em polonês, ainda não consigo pronunciar o nome sem meu pesado sotaque porto alegrense. Foram nos buscar de carro, porque iriamos até IIawa onde fica a casa, coisa de 140 Kms de Bszczygodchscx. Lá chegando, estava a vó polaca nos esperando com uma mesa toda bonita, pra dar as boas vindas ao visitante que mora em Londres, e que nasceu na terra dos índios da floresta amazônica. No outro dia, me levaram pra conhecer o que tinha de interessante na cidade, fomos também a Olsztyn tomar uma cerveja Tyskie na beira de um lago todo bonito. Eu tava me sentindo um VIP, ninguém falava inglês e português menos ainda, então Adam traduzia tudo, inclusive um pedido feito pelo irmão dele, se eu saberia fazer caipirinha. Antes do jantar, fiz uma caipirinha no maior copo que me deram. Provei, disse que tava legal, coloquei a "caipa" perto deles, e os polacos me olhavam. O Adam disse: ok, fizeste a tua caipirinha e pra nós, não vais fazer? me dei conta da coisa de dividir o mesmo copo, pra eles seria uma novidade. Como eu poderia falar sobre o costume do chimarrão, não iriam aceitar a ideia nunquinha. Quando dou uma pensada, também acho que caipirinha e chimarrão deveriam ser tratados como as escovas de dentes.

1 Comments:

Blogger cae004 said...

Rogério, os costumes são sábios... tanto o alcool como a agua quente esterelizam. Portanto, não há razões para não compartilhar a caipira e o mate. Além de ser um fator de inclusão social...
abs,
Beto

7:01 PM  

Post a Comment

<< Home